sábado, 9 de junho de 2012

Lampião, uma história de bravura!



Quem nunca ouviu falar no Lampião e na sua amada Maria Bonita? São personagens da cultura nordestina que marcaram a história. O Lampião (Virgulino Ferreira da Silva), também conhecido como rei do Cangaço, era um “cabra” destemido que vivia com a sua turma em batalhas pelo sertão. Para enfrentar as adversidades da jornada, os cangaceiros precisavam de roupas e chapéu de couro, além de muito conhecimento e coragem para enfrentar o interior nordestino.

Apesar de terem existido muitos grupos de cangaceiros, foi o de Lampião que ganhou destaque. Muito se deve ao próprio Lampião que sobreviveu a muitas adversidades como veneno e fogo. No seu grupo, costumava ser o responsável por cuidar dos feridos fazendo curativos e até partos. Ao que consta, pasmem, mas o Lampião fez o parto da própria filha!

O rei do cangaço conheceu seu grande amor e logo a nomeou de Maria Bonita de tão bonita que ele a achou. Nesse momento, o “cabra” forte que dominava o interior e liderava muitos homens, passa a ter um par romântico que também entra para a nossa história com força total.

E sabe o que é mais curioso? Lampião gostava de ser fotografado! Diz-se que era vaidoso e apesar da bravura e das intermináveis lutas, estava sempre disponível para uma boa foto. E como cultura nordestina, você encontra no iPark, lá também tem um Lampião sempre cuidando da ordem do lugar. Tudo bem que ele sempre faz aquela cara de mau, mas basta chamar para uma foto que logo, logo ele vem. Muito elegante com aquelas vestimentas em couro e os utensílios necessários para quem vai enfrentar o interior, Lampião tem muitas histórias espalhadas por aí.

Apareça no iPark e se aventure na cultura nordestina!

Nos vemos nos próximos posts! :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário